1.2.10

Olá, tudo bem?

Passei este fim-de-semana por um colega de escola. Durante estes anos todos fomo-nos cruzando esporadicamente, os olás e os sorrisos de longe, mas de todas as vezes o cumprimento não faltou provando a estabilidade da memória e do carácter. Este fim-de-semana contudo algo foi diferente, não identifiquei imediatamente mas notei algo diferente no sorriso que ele me dirigiu e nas palavras (olá, tudo bem?) que lhe ouvi de passagem. Retribuí o sorriso e respondi também de passagem. Mas fiquei a pensar naquilo. Aquilo foi-me familiar, algo na expressão dele me pareceu tão próximo. E hoje de manhã, a caminho do trabalho percebi. Aquele sorriso foi meu durante anos, era o meu. Aquele sorriso é diferente dos outros sorrisos. Aquele sorriso trai, mas só quem é ou foi dono do mesmo sorriso o consegue identificar. Uns breves segundos e um olhar são suficientes para sabermos. Nós sabemos o que aquele sorriso significa. Aquele sorriso diz que a vida não vai boa, e que o simples avistar de alguém que lembra o passado e que ainda que por breves instantes traz boas recordações, automaticamente e quase desesperadamente solta um daqueles sorrisos que interrompem a realidade e por um momento sentimos conforto, alento e esperança.

4 comentários:

grassa disse...

Há uns meses atrás, fui a um jantar de aniversário a Alverca (onde vivi e cresci até aos meus tempos de faculdade) e, após o jantar, fomos tomar um copo para um barzinho catita de lá e reencontrei três caramelos que já não via nem falava com ia para mais de dez anos.
Pessoal da secundária que eu adorava fraternalmente e que me fraternalmente me adoravam de volta.
Do "Olá tudo bem? Por aqui?" até ao sentar-me na mesa deles na converseta e nos copos com eles como se dez anos nada fossem foram dois minutos.

E quase todos os dias me lembro disso com um sorriso nos lábios.

Não tem quase nada a ver com o teu post, mas é a minha forma de dizer que há coisas que, por não mudarem, é que sabem tão bem...

jacklyn disse...

Exactamente grassa, exactamente.

grassa disse...

Esqueci-me de dizer que a seguir fui violado.

E nem nisso existiram mudanças.

jacklyn disse...

Vês que bom? Reconfortante.
LOL