27.10.10

Tradições

Outra das coisas que à primeira vista ninguém imagina é que eu, todos os anos por esta altura, faço marmelada. Daquela que se mete em tigelas de barro e se deixa a secar à janela, ao Sol. Daquela que liberta um cheirinho maravilhoso que inunda a casa toda enquanto ferve ao lume. Daquela que invariavelmente me garante os meus filhos à minha volta na cozinha enquanto mexo a panela com a colher de pau, enquanto encho as tigelas para depois, contentíssimos raparem e lamberem a panela e a colher de pau. Daquela que é feita com marmelos e açúcar e muito, muito amor. Adoro.

34 comentários:

grassa disse...

Andas a fazer marmelada com os teus pirralhos.

É que nem sei o que dizer.

jacklyn disse...

Lol. É tão bom grassa, nem imaginas. A tua mãe não fazia marmelada quando eras pequenino?
A minha fazia, e antes dela fazia a minha avó, e eu adorava rapar a panela.

pedro b disse...

fiquei com os dedos todos pisadinhos de descascar e cortar tantos marmelos... mas eu não me importo. o resultado compensa fortemente. já ando a comer da marmelada nova ha algum tempo! :)


já agora, qual é o rácio acúcar/marmelos que usas?

jacklyn disse...

1 Kg de marmelos = 1 Kg de acúcar

Isto é como manda a receita da minha avó, mas eu roubo 1/2 Kg de acúçar no final, a minha panela tem capacidade para 4 Kg de marmelos + 3,5 Kg de acúcar.

(Gosto do travozinho ácido do sabor do marmelo, se obedecer à receita fica demasiado doce)

jacklyn disse...

Dica: (se calhar já sabes)
Eu não descasco os marmelos pedro. Corto-os e retiro os caroços, mas deixo a pele. Depois deixo-os já dentro da panela com o acúcar durante uma noite. Ficam molinhos e o açucar derrete, e a cozedura é muito mais rápida ;-) A marmelada fica mais grossa por causa das cascas, mas lá em casa todos gostamos assim.

grassa disse...

Marmelada da grossa.

Não precisam de mim aqui. Vocês já estão a abardajonar tudo. Não precisam da minha ajuda.

jacklyn disse...

LOL

Serás sempre benvindo aqui grassa. Com ou sem marmelada.

grassa disse...

Queres que traga o pão?

pedro b disse...

descascando os marmelos, a marmelada fica muito mais vermelha (gosto muito da cor viva da minha), mais fina, e também permite reduzir no açúcar (também eu gosto que saiba a marmelo). eu faço aproximadamente 0,6kg de açúcar por cada kg de marmelo. as cascas e os caroços aproveito para fazer geleia:)

eu gosto assim. e nunca recuso uma fatia grossa de marmelada quando cortada de uma tigela que esteve ao sol ;)

jacklyn disse...

Sabes pedro, eu não sei fazer geleia. A minha avó fazia mas eu nunca aprendi. Um dia destes ensinas-me, ok?

jacklyn disse...

Sim, desde que seja molinho grassa, que eu não gosto de pão duro. Levo queijo?

grassa disse...

... hã, o quê?

Desculpa, mas ainda estou preso no que o pedro b disse sobre descascar marmelos...

jacklyn disse...

Nada... esquece :-(

pedro b disse...

grassa: sim, sim. descascascar. mas antes disso lavar, porque os marmelos são um bocado peludos...

lyn: quando quiseres ;)

jacklyn disse...

pedro, vou cobrar ;)

pedro b disse...

please do, ou be my guest, ou anytime, ou, ou...

jacklyn disse...

Porque não me mandas a receita da geleia para aqui?:

somos.a.normais@gmail.com

Quando tiveres tempo, claro :)

Assim de um tiro mato dois coelhos, o "evento" marmelada está previsto para a próxima semana, aproveito e tento a geleia ;-)

Pulha Garcia disse...

vou ser previsível: gosto de marmelos, gosto de andar na marmelada. Não aprecio marmelada nem geleia mas acho piada seguires (ou quase) a receita das mulheres da tua família. E já agora, detesto queijo. Não compreendo como se pode gostar de comer uma coisa que se admite que cheira mal.

pedro b disse...

lyn: até faço mais. mando a receita e mando fotos! mas só no fim de semana, que aqui neste fim de mundo não tenho nada...

pulha: reconheço-me nos teus gostos, especialmente no queijo...

jacklyn disse...

Pulha dear, já eu gosto de andar na marmelada e de marmelada ;-)
Quanto ao queijo, nem todo cheira mal, é uma questão de experimentar. Há tanto tipo de queijo dear... you should try.

jacklyn disse...

Boa pedro, fico à espera :) Thanks.

Eu só conheço, até à data um tipo de queijo que não gosto, o Roquefort. Gostei de todos os outros queijos que já provei.

Maya disse...

Cheguei eu. Tantas formas de fazer marmelada por aqui ... :)

(nunca fiz. sério).

Adoro geleia, e não sei como se pode não gostar de queijo ts ts

jacklyn disse...

Bom Maya, proponho que tragas o queijo (a teu gosto) o pedro é o homem da geleia (que a minha pode sair mal, é a estreia não é?) e eu levo a marmelada. O grassa já se ofereceu para trazer o pão e o Pulha sugiro que traga o vinho.

Que tal? A mim parece-me bem :)

Isa disse...

Eurh ... há lugar pra mais uma?

jacklyn disse...

Obviamente! Desde que tragas comida ou bebida, já cá devias estar :)

Isa disse...

:))
Oba! gracias!

Diz quem comeu o que cozinho com amor que aquilo até sabe bem e eu adoro conzinhar com amor. Sabes que já fiz a consoada e o dia de Natal tudo na minha palhota, com direito a directa e tudo e tudo cozinhadinho aqui por esta pindérica que tanto te admira? ahhh..bons tempos ...



Também sei bordar, não sei se interessa. E coser.

jacklyn disse...

Pois a consoada nunca tive o prazer de fazer em minha casa que o meu pai não abdica de ser ele a cozinhar (coisas...) mas adoraria e ainda não desisti.

Eu sou esta arruaceira que se sabe, com ar de maria-rapaz a maior parte das vezes mas adoro cozinhar e passar um dia inteiro de volta das panelas e das formas e de fazer as merdas todas desde o aperitivo à sobremesa. E safo-me bem, herdei o jeito do meu pai.

E também sei bordar (coser não) capacidade desenvolvida durante a mutação genética ocorrida por altura das gravidezes. Ponto de cruz, fartei-me de bordar merdas, nem eu acreditava no gozo que aquilo me dava. Toda a gente achava que eu tinha enlouquecido, depois passou-me.

Como vês, sou uma gaja cheia de contradições. Ca puta de novidade :)

Isa disse...

Contradições, talvez aos olhos de quem gosta de estereotipos. A mim não me surpreendes nada gaja, vejo-te tanto a fazer a paneleirice do ponto de cruz (os estalos que levei da puta da freira pra aprender a fazer isso em condições,nem te passa) como te vejo a fazer body jumping.

jacklyn disse...

Ahahahahaha

"os estalos que levei da puta da freira..."

O que eu me ri agora Isa, até chorei, foda-se!

Eu acho mesmo que sofri uma mutação genética, porque só tinha visto a minha tia a bordar ponto de cruz quando eu era muito pequena, e depois, grávida, lembrei-me disso, comprei as merdas e comecei a bordar. Uma cena muito marada, acredita :)

Isa disse...

lóle

com o perdão da palavra e dos eventuais católicos praticantes ou não, que se ressintam do meu linguajar... mas é que a gaja batia-me!
porra!
parece que estou a ver e a ouvir a irmã Doroteia, dos Lavores : quem cose sem dedal, cose pouco e mal!
e pimbas, vai de estalada só porque uma gaja não usava dedal! ora que porcaria ... estas coisas marcam uma petiza, pois é? mas olha, apesar disso e assim generalizando as coisas, foram as freiras mais porreiraças que conheci na vida, sério. Lembro-me de cada uma delas com carinho (até da pu ... da que me dava estalos).

Faziamos bailes no colégio, que era misto, e elas iam dançar connosco! sem recriminações nem reparos e faziamos acampamentos cas gajas, em plena época de guerra, no mato ...
ai o caraças, daqui a nada tou a chorar, foda-se!

ahahahahah e cházinhos! convidavam as mais crescidas pra cházinhos e depois falavam sobre os namoros, as cuscas, e nunca nunca se desbocavam com as entidades parentais. Caray, aquilo eram gajas que nasceram práquilo mesmo, cá agora freiras de trazer por casa, ressabiadas e de mal com a vida, bah!

Maya disse...

Ei, ei, esperem por mim!
(só este, que depois vou para a cama)

Calha bem. Eu até tenho connections muito próximas, diga-se, com gajos do leite e dos queijos (pode ser com nozes? ou outra novidade qualquer mais recente que entretanto tenham inventado?)

(ómeudeu, mais uma c'andou com as Irmãzinhas. Não me falem nisso :)

Ah e sei costurar (pronto, pela Burda) e fazer camisolas, com 2 agulhas. Também já fiz peúgas, mas esqueci-me, entretanto. Para cozinhar, não me convidem, mas arrumo a cozinha na boa.

jacklyn disse...

Oh Isa, tiveste sorte, que levar com freiras frustradas há-de ser ruim... ;-) Creeeeedo!

jacklyn disse...

Maya ma chère, tu também? Vá lá... podia ser pior.

Mas eu não andei nas freiras, tenho é uma mãe muito católica e prendada (também costura pela Burda, tanta roupinha que me fez, e não faz agora porque não tem tempo, com muita pena minha) e um pai que só não é "chef profissional" porque nunca quis. Tás a ver o filme pois tás?

Dorme bem. Beijos.

jacklyn disse...

E para terminar e dar as boas noites, isto tá lindo, tá.

Fala-se de marmelada e descobrem-se as verdades todas.

Muito boas, excelentes, por sinal :) Um luxo!

Beijos. Muitos.