24.10.10

Missa das 11

Hoje na missa das 11, sim levo os meus filhos à missa, sim o pai, apesar de não ter tido uma educação católica como eu tive, também os leva à missa quando estão com ele e sim andam os dois na catequese. Não lhes faz mal absolutamente nenhum e terão muito tempo para questionar, abandonar, renegar, e escolher outra coisa qualquer ou não escolher nada. Por agora fica assim porque além de, repito, não lhes fazer mal nenhum, poupamos um grandessíssimo desgosto à avó e também somos coerentes porque se os meninos fazem a primeira comunhão com  direito a festa de família como manda a sapatilha, há que ser minimamente coerente e dar algum seguimento à coisa. Bom, hoje na missa das 11, eu toda fodida porque estive numa festa fantástica até às 5 da matina e obviamente que estava cheinha de sono e com o corpo todo moidinho, o maior a curtir aquilo à brava, sim o grande curte a missa, e o pequeno a achar a seca de sempre. Já perto do fim, ao ver o padre a guardar as coisas todas dentro do sacrário, o pequeno aproxima-se de mim e com as duas mãos em concha à volta da boca que encostou ao meu ouvido diz-me assim:

- Mãe, ali dentro, onde ele está a guardar o pão, é quentinho não é?
- Não filho, claro que não.
- Mas então aquilo não é um forno?

Não sei como me segurei.

6 comentários:

pedro b disse...

também a mim, o sacrário sempre me intrigou...

Maya disse...

Eu achava piada à cortininha. Correr a cortininha, para tirar. Correr a cortininha depois de guardar.

[não digo mais nada :)]

Ana disse...

São memórias que ficam para sempre, por muito que questionemos mais tarde. Certo é, independentemente das nossas crenças, a educação católica traz muito do que é bom e está dentro de nós. Eu assim acredito.


Mas sempre me desmanchei a rir nas missas do colégio. Era mais forte do que eu. E hoje, que tenho idade para ter juizo, fui à missa se sétimo dia de uma pessoa conhecida e tive de fazer das tripas coraçao para não me rir com o padre. O padre deve ter chegado há poucos meses lá das africas e tinha uma maneira muito engraçada de falar. E estava de tenis calçados e a sua ajudante trazia havaianas. Que infantil que eu sou.

jacklyn disse...

Sabes pedro, eu sempre imaginei que aquilo dava uma casa de bonecas do caraças :)

jacklyn disse...

Maya, este tem uma cortina dum tecido branco muito fino que nunca é corrida mas "atravessada". Depois tem as portas em vidro rugoso vermelho escuro. E de facto, o rapaz tem razão, com a luz lá dentro as portas parecem incandescentes, vai daí, como lá se guarda o pão, é um forno. Está bem visto :):) O meu puto é fino, hein?

jacklyn disse...

È verdade Ana, fica muito do bom cá dentro, mesmo que depois se tenha muitas dúvidas. Tens sorte por te rires dos ténis e das havaianas, eu tenho de me controlar com um padre que é tão sério e tão dramático que eu só o imagino vestido de drag queen agarrado ao micro a fazer playback. Não te passa o esforço que faço quando vou aquela missa ;-)

(Bom ver-te por cá. Beijos.)