28.8.10

Distância

Observei um casal, não vai há muito, numa festa. Reconheci a mulher. São de cá, apesar da festa ter sido a uns 70 quilómetros daqui, numa praia. Acompanhei um amigo que foi pôr música, numa festa "I love 80's". Este amigo é dj, porque gosta, é de borla e faz disso apenas um hobbie. Pelos menos por aqui, nos meses de Julho e Agosto fecham-se as dicotecas e deslocam-se as festas para as praias. Alugam sítios, ou instalam-se noutros sítios, ou constroem sítios só para as noites de Verão. Este amigo é amigo dos donos dos estaminés nocturnos locais e foi então convidado para essa festa. Levei-o e fui obviamente à festa. No meio de gente muito beta, de casais com mais de 60 anos, de meninas muito bem e de meninos de calça caqui e sapato de vela, reconheci esta mulher, lindíssima, cabelo cor de mel, e olhos azuis, alta e magra, uma elegância. Tem dois filhos, parecidos com a mãe, lindos portanto, já a vi com eles por aqui. Estava com o que deduzi ser o marido, um tipo de aspecto perfeitamente normal. Muito calma esta mulher, enquanto toda a gente dançava como se não houvesse amanhã, ela apenas balançava o corpo, sem sorrir. O marido, mais animado, tentava que ela sucumbisse ao espírito da festa, à musica, tão familiar a música que trazia de volta a adolescência e a inconsciência. Ela, nada. Ele continuava, sorria-lhe, estendia-lhes as mãos, abraçava-a e procurava-lhe o pescoço, ela, nada. Estariam zangados? Hum... Não parecia, não lhe vi raiva nem azedume na expressão, a ela, porque a ele vi-lhe desejo escancarado nos gestos. Entristeci por eles, tão perto, e mesmo assim tão longe um do outro. Uma pena.

11 comentários:

Bípede Falante disse...

triste e preocupante, mas esse tipo de casal costuma passar a vida junto, exatamente porque há essa apatia.

Pulha Garcia disse...

Como disse a Bípede, esse é o tipo de casal que passa toda uma vida juntos.


(já agora, podia ser o homem a viver essa apatia)

(se ela é assim tão gira porque não lhe passas o meu número? talvez eu consiga algum avanço na luta contra a apatia ...)

jacklyn disse...

É sim, Bípede. Porque assim não há zangas e nada incomoda. Não se passa nada, e passa uma vida assim, fazendo-se de conta que se vive.

jacklyn disse...

Pois podia Pulha, há tantos assim, desligados também. Não tenho como passar-lhe o teu número, só sei que é de cá da terra de a ver na rua. Mas se pudesse, dava-lho. Acredita :):)

(quem sabe um "abanão" a fizesse percorrer o caminho de "volta". Às vezes... ;-))

Isa disse...

Não estavam os dois apáticos pois nãO? então para mim ele deve ter feito alguma.Mais alguma e ela devia estar vencida pelo cansaço.

Triste.

jacklyn disse...

Também pode ser. Apenas ela estava apática, ele não, animado e tentava animá-la também. Podia ser como que para a compensar de "alguma". Seja como for, senti-me mal por eles. Conheço bem essa sensação do perto mas longe. É má.

grassa disse...

Apatia é um bom nome para uma filha, não achas?

grassa disse...

Ou Indolência.

grassa disse...

Indolência Maria.

jacklyn disse...

Lol.

Eu vi, não é treta, uma fotocópia de um BI onde constava o nome:

Benvinda do Cemitério

grassa disse...

Eu cá estou a pensar mudar de nome para Insensível.

Mas hei-de ser Insensível só para os amigos e a minha namorada.