10.4.10

Mamã

Apesar dos meus filhos me tratarem por mãe, eu trato a minha mãe por mamã. Trato-a por tu, e chamo-lhe mamã, e muitas só "mã". Gosto de pensar que herdei algumas das suas características, e gostaria de ter herdado mais algumas, que infelizmente me escaparam completamente, perderam-se em parte incerta. Há dias falavamos de relações, de casamentos e de divórcios, de amores e por aí fora. Claro que a conversa descambou para o meu lado. E ela, triste, dizia-me que sabe que sou muito nova, e que provavelmente as "coisas vão acontecer" e que lhe custa muito essa ideia. Sosseguei-a. Expliquei-lhe que não devia pensar nisso, simplesmente porque eu não penso. Mas ela pensa, ela vê o meu irmão, divorciado também, que namora com uma mulher divorciada que tem uma filha, e olha para mim, uma mulher divorciada com dois filhos e acha que mais cedo ou mais tarde vou acabar por ter um namorado, por muito que lhe custe. Pela primeira vez disse-me que acha que não é possível amar-se alguém pela segunda vez como se amou a primeira. E que não acredita que essas relações, as segundas, resultem. Só nos casos em que não se amou verdadeiramente na primeira vez. Ah? Como? (provoquei-a) Sim, disse ela, quando não se consegue casar com a pessoa que se ama realmente, e se casa com outra pessoa. Isso acontece. (E mandou-me aquela expressão "parece que és parva") Aí, pode ser, depois encontra-se o amor e até pode ser que as coisas resultem, caso contrário a minha mãe está convencida que as pessoas saltam de relação em relação, porque o amor verdadeiro já não é possível. Sosseguei-a mais uma vez. Então pronto mamã, não tens com que te preocupar, eu já amei de verdade, já vivi isso tudo na totalidade. Por isso, não vejo no meu horizonte uma segunda relação, porque só faz sentido estar numa relação quando se ama. Sossega mamã, não penses nisso, que eu também não penso.

4 comentários:

Isa disse...

Mas nada é como a primeira vez, não é? em todas as primeiras vezes de tudo, o factor descoberta tem lá a sua importânca.

E se assim fosse, como a tua Mãmã acredita que é,não haviam por aí casais felicíssimos que, porque aprenderam com os erros da primeira vez, conseguem amar melhor pela segunda. "Melhor",para mim, é melhor que "mais".


Digo eu,que cada um ama como sabe e quer.

jacklyn disse...

Sabes Isa, o que eu acho é que tudo pode acontecer, está tudo em aberto. E não é coisa que me preocupe, se vou ou não amar outra vez, mas se acontecer, será de certeza diferente.

Anónimo disse...

Sempre que iniciamos uma nova relação somos Absolute Beginners. Amaremos da mesma forma apesar da primeira ficar sempre registada devido descoberta.

JR

jacklyn disse...

Gosto imenso dessa música :)
Obrigada JR