18.8.10

Guerra

Ontem à noite o pequeno quis dormir em casa dos avós, então fui para casa com o grande e decidimos ver um filme que tinha acabado de começar. Vimos o Tróia, eu pela quarta ou quinta vez, que eu gosto de épicos e de filmes onde há guerras, sangue e honra, e ele pela primeira. Deliciei-me a vê-lo ver o filme. Gostou das batalhas e das espadas, dos guerreiros e das armaduras, dos navios e dos cavalos, mas lindo foi vê-lo a absorver o discurso dos reis e a ler a raiva e a ganância, o discurso dos amantes e a descobrir o adultério, o discurso de Heitor e a interiorizar o carácter, o discurso de Príamo e a perceber o amor. O meu filho percebeu aquilo tudo, percebeu as metáforas todas. Mas não percebeu uma coisa fundamental porque no fim disse-me que o filme foi justo. Foi justo? Sim mãe, o Páris matou o Aquiles porque ele matou o Heitor, que matou o Pátroclo pensando que ele era o Aquiles, e que também também matou Menelau para defender o Páris. Continuou: e o Menelau queria matar o Páris porque ele lhe roubou a mulher, e foi por isso que começou a guerra mas eu sei que o Agamémnon aproveitou a guerra porque queria conquistar Tróia. A guerra foi justa. Na cabeça dele aquilo teve lógica, mas que desgosto! Meu amor, a guerra não foi justa. Meia dúzia de homens decidem a guerra e muitos inocentes morrem, não viste? Não viste quantos soldados morreram? Não viste quantos troianos morreram sem culpa de nada? Sim, tens razão mãe, devem ter morrido milhares de pessoas naquela guerra não é? Pois. Vês? Nenhuma guerra é justa meu amor, nenhuma.

(Também gostei da parte em que o Aquiles salta para a espinha da refém e ele me pergunta: estão a fazer amor, pois estão mãe? Ui... sem preservativo... mas naquela altura não havia preservativos, pois não mãe? Pois não...filho. E no final quando Aquiles vai desvairado à procura da miúda, ele diz: está à procura da mulher dele, não é mãe? Podemos dizer que é a mulher dele, pois podemos mãe? Eles gostam um do outro mãe...)

6 comentários:

grassa disse...

Nenhuma referência ao Brad Pitt e a uma das nudezes mais invejadas do mundo.

Invejada por quem, perguntas tu?
Para começar, por mim...

jacklyn disse...

Achaste estranha a ausência de referência à nudez do Brad Pitt? É obrigatória?

E invejas bem, o corpinho é jeitoso, já o rosto não é dos que me agradam. Gostos...

Salvador disse...

Observador e informado o seu filhote, Jacklyn...))

jacklyn disse...

Verdade Salvador, fiquei agradevelmente surpreendida :)

Isa disse...

Ainda me lembro desse "..não é, mãe? ... sim, mãe? ... porquê, mãe? ... mãe? ... mãe? ... mãe?"

Saudade. Agora elas substituem os pontos de interrogação por pontos de exlamação, ou finais e quem os usa sou eu.

Doçuras, os teus catraios. Só podia.

jacklyn disse...

De facto, acho que todas as fases têm o seu encanto, mas esta, a das mil e uma perguntas é das mais estimulantes, ouvir com muita atenção as perguntas e pensar muito bem nas respostas. E esta idade (em breve pré-adolescência) ainda me vai dar muito que pensar :):):)